Feliz dia Internacional da Mulher
Mulheres serenas, promessas de nada.
Mulheres de vento, de sopro divino, mulheres de sonho, mulheres sentido, mulheres da vida, melhor ter vivido...
Mulheres de tempo, em que tudo que havia fazia sentido, mulheres que eu vejo, no sol de janeiro, mulheres saídas de potes de vidro, mulheres faceiras, as mais feiticeiras, melhor ter sorrido... mulheres de tantos e tantos perigos, mulheres de vinho e de vã harmonia, mulheres convívio, mulheres no cio, as mais parideiras, melhor ter nascido...
Mulheres de luzes e de absinto, mulheres que um dia sonhei colorido, mulheres de santos, mulheres de igrejas, as mais rezadeiras, melhor sacrifício mulheres que um dia deitaram comigo, mulheres tão lindas e de maior juízo, mulheres de danças, as tranças nos ombros, meus olhos caídos...
Mulheres que fecham a vã poesia, mulheres que o ouro não tem nem princípio, mulheres de outono, o seu abandono, melhor ter carinho... mulheres de um tempo em que estive sozinho, mulheres de riso abrindo janelas, mulheres que sonham, seu sono macio, melhor o seu ninho...
Mulheres do dia e da noite, eternos, mulheres que lutam, raízes na terra, mulheres que as feras, no meio da noite, não mais intimidam... mulheres espera, no mar do abandono, mulheres teares, tecendo seu linho, mulheres tão loucas, Seu beijo na boca, uma taça de vinho...
Feliz Dia Internacional da Mulher
Origem do dia Internacional da Mulher.
O Dia 8 de março foi consagrado pela ONU em 1945, como dia Internacional da Mulher. Trata-se de uma homenagem às operarias Têxtis norte-americanas que em 1857 organizaram a primeira greve da história, conduzida unicamente por mulheres.
Sua principal reinvidicação: a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas. E partiram para a luta, tendo sido duramente reprimidas pela cavalaria da polícia.
Para se proteger, muitas delas fugiram para dentro da fábrica.
Os portões foram trancados por fora e a policia ateou fogo no prédio por determinação dos patrões causando a morte de 129 mulheres, carbonizadas ou por asfixia.
Clara Zetkin, uma ativista do movimento feminista alemão propôs, na Primeira Conferencia Internacional de Mulheres, realizada em Copenhagen, que o dia 8 de março fosse consagrado como o Dia Internacional da Mulher.
Em todo o mundo, as mulheres são lembradas, neste dia, de forma especial, porém a maior parte das comemorações não interferem, de fato, na dura realidade dessas mulheres.
Vejamos alguns exemplos aqui no Brasil.
As mulheres constituem, hoje, 30% "dos" chefes de familia, mas ganham, em média apenas 65% do valor dos salários dos homens.
A situação das mulheres negras é ainda mais grave, pois chegam a receber salários que representam a metade do valor recbido pelas mulheres brancas.
Além dessas condições a que estão submetidas, muitas mulheres enfrentam a dupla jornada de trabalho, porquanto assumem, além do emprego fora de casa, a responsábilidade integral pelas tarefas domésticas e o cuidado aos filhos.
Ocorrem 4 milhões de abortos por ano, dos quais 10% das mulheres que o fazem, morrem em consequencia das precarias condições nas quais os mesmos são realizados.
A cada 4 minutos uma mulher é vitima de algum tipo de agressão em distintas classes sociais.
São fatos como esses que fazem desse dis um dia de luta, para que a diferença biológica que destingue um homem de uma mulher não seja justificativa para a intolerância, a opressão, a desigualdade de direitos e diferentes formas de violência a que as mulheres são submetidas.