"Seja qual for o caminho escolhido, mesmo o de palhaço, a pessoa tem que estudar muito. " (Renato Aragão)

quarta-feira, 25 de junho de 2008

O ANTÍDOTO PARA DOR:

O ANTÍDOTO PARA DOR:
O RISO COMO ESTRATÉGIA PARA O CUIDADO E PROMOÇÃO DE VIDA

Tema do trabalho de conclusão de curso das enfermeira Fernanda Magalhães (coordenadora da Clínica da Alegria) e Kissela Salles (integrante da Clínica da Alegria), com a orientação da Ms Enfª Martinha Calderado

A Presença do palhaço através da Clínica da Alegria: Valorização da vida pelo Sorriso no ambiente hospitalar abre um espaço para um grande desafio, o de cuidar de uma forma diferenciada.

Observou-se nesse ano de trabalho com a Clínica da Alegria, que o hospital se mostra mais acolhedor com a presença do palhaço, tornando assim uma forma eficaz de levar a alegria para diversos setores e conquistando pessoas através de nossas brincadeiras, bom humor e tornando o ambiente, menos frio e mais prazeroso.

Neste contexto, nos encaixamos como um grupo de pessoas, que vêm ao longo de um período, detectar ou fomentar uma sensibilidade aos profissionais de saúde, bem como aos serviços dos mesmos. No sentido de modificar ou transformar as diversas formas de pensar e fazer saúde, incluindo a arte como elemento articulador que vem elencar uma série de procedimentos, com objetivos claros de transmitir equilíbrio, nas desordens emocionais, vivenciados no período de internação pelo clientes com diversas patologias em suas mais distintas idades cronológicas.

Entendendo assim a arte como expressão de vida interligada a saúde, na busca e conquista da mesma, através de minimização dos sofrimentos, mediante uma ajuda de grupo proveniente do fazer da clínica da alegria.

Nesse sentido, queremos mudar um pouco a realidade, levar para este cenário de sofrimento mais cor, calor, brincadeiras e principalmente fazer com que o cliente \ esqueça momentaneamente que tem alguma doença, por vezes grave e assim ajudando-o a se estabelecer através de uma esperança que floresce e se solidifica .

No momento da visita somos profissionais de saúde que se transformam em personagens que oferecem o riso como terapia e minimização do sofrimento à internação.

Finalizando, no que tange ao trabalho da Clínica da Alegria: Valorização da Vida Pelo Sorriso, somos transformadores de comportamentos, atitudes, desvelando assim a integração do cliente-família e profissionais da saúde, tornando mais prazeroso o cuidar e a satisfação do ser cuidado, nos aproximando mais como pessoas; sujeitos humanos.

A nossa contribuição se faz no sentido de que as perspectivas ideológicas, podem dar prosseguimento nas atividades da clínica, como proposta de um fortalecimento dos espaços do cuidar de forma criativa e diferenciada.

Nenhum comentário: