"Seja qual for o caminho escolhido, mesmo o de palhaço, a pessoa tem que estudar muito. " (Renato Aragão)

quarta-feira, 30 de junho de 2010

SOLIDARIEDADE VERDE-AMARELA

CLÍNICA DA ALEGRIA FAZ FESTA JULINA EM RITMO

DE COPA PARA CRIANÇAS NO LAR DA TIA BETH

Palhaços voluntários farão brincadeiras e servirão comidas típicas para

menores atendidos por instituição em Del Castilho

Uma festa julina em ritmo de Copa do Mundo, com comidas e bebidas típicas e muita diversão. É o que prometem os palhaços voluntários da Clínica da Alegria, que estarão visitando neste sábado, dia 3, a partir das 10 horas, o Lar da Tia Beth, em Del Castilho, na Zona Norte carioca. Na programação, brincadeiras, guloseimas e distribuição de brindes, doados pelos amigos e voluntários da Clínica da Alegria. O projeto é desenvolvido por pessoas de diferentes profissões que se vestem de palhaços para visitar hospitais, asilos, creches, orfanatos e comunidades no Rio de Janeiro e Região Metropolitana.

Mais sobre o Lar da Tia Beth

Há 12 anos Elizabeth Ferreira Cardoso, mãe de cinco filhos – dois “de coração”, como diz – abdicou do sossego do seu lar para ajudar as mães que não tinham com quem deixar os filhos para trabalhar fora, nem dinheiro para pagar uma creche. Resolveu abrir as portas de sua casa às crianças da comunidade e hoje, cada cômodo de sua pequena residência, na Avenida Suburbana 3.736, em Del Castilho, é cheio de brinquedos, roupas, pastas e livros escolares.

Tia Beth, como ficou conhecida, como é carinhosamente conhecida, trata a todos como uma verdadeira mãe. A maior parte das crianças atendidas pelo Lar da Tia Beth, apesar de ter referência familiar, nem sempre encontra verdadeiramente um lar em suas residências. “Muitas dessas crianças são vítimas de violência doméstica, praticada, inclusive, por pais ou padrastos, e encontram carinho, amor e proteção da Tia Beth”, conta Maria de Fátima Magalhães, 53 anos, a Amada, vice-presidente da Clínica da Alegria.

Desde 2008, o grupo incluiu o Lar da Tia Beth em sua agenda de diversão e solidariedade. E cada chegada do grupo é celebrada com grande alegria pelas crianças, a maioria delas sem acesso a programas culturais como circo, cinema ou teatro. Assim como a própria Clínica da Alegria, o Lar da Tia Beth também sobrevive da ajuda de voluntários, já que não conta com verbas oficiais, nem patrocínio de empresas. Quem quiser contribuir ou mesmo visitar a instituição para brincar com as crianças, basta ligar para o telefone (21) 2241-3584 e agendar uma visita.

MAIS SOBRE A CLÍNICA DA ALEGRIA

Criada em 2001, a “Clínica da Alegria – Valorização da Vida pelo Sorriso” é o principal projeto da ONG Ação Beneficente Sorriso e Vida (ABSV), criada e mantida por uma família de voluntários de Niterói (RJ). Atualmente, são cerca de 15 voluntários que se revezam para visitar as instituições e comunidades. Em 2009, foram atendidas cerca de 6 mil pessoas e a meta para este ano é superar este resultado.

A ONG foi fundada pela auxiliar de enfermagem aposentada Maria de Fátima Magalhães, 53 anos, a Amada (forma carinhosa com que trata amigos e voluntários), e seus filhos, Fernanda (a palhaça Kika Trumbica) e Vinicius (o palhaço Boni, de Bonitinho). Resultado de uma vida inteira dedicada ao trabalho voluntariado, a Clínica é presidida atualmente por Fernanda, atriz e enfermeira, que coordena os testes e os treinamentos dos novos voluntários da Clínica.

A ideia de criar a Clínica surgiu após Fátima e Fernanda assistirem ao filme "Patch Adams - O Amor é Contagioso", que conta a história real de um paciente que se torna médico de uma instituição para doentes mentais e utiliza métodos nada ortodoxos de tratamento. "Nossa proposta, além de promover brincadeiras, é levar uma mensagem de alegria, otimismo, esperança e carinho, que ajude os doentes a lidar com sua própria dor", explica Fátima.

Visitas e festas - Durante as visitas, os voluntários da Clínica da Alegria distribuem alimentos, roupas, kits de higiene, fraldas infantis e geriátricas, entre outros artigos, para doentes e internos, muitos deles carentes e abandonados pelas famílias. Além da agenda de visitas regulares, a Clínica da Alegria promove festas temáticas dentro das instituições em datas especiais como Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, Páscoa, Festas Juninas e Natal, quando distribuem brinquedos, chocolates e outros presentes.

É na casa de Fátima Amada, um modesto apartamento no Centro de Niterói, que a Clínica da Alegria se concentra e realiza suas reuniões, bem como o teste e o treinamento para novos voluntários. O local também serve de depósito para as doações, coletadas pessoalmente com ajuda de voluntários, já que a ONG ainda não conta com transporte próprio. “Precisamos muito de um veículo pois muitos voluntários acabam desistindo de participar pois não têm condições de custear a própria passagem”, afirma Amada.

Doações - Sem qualquer ajuda oficial ou patrocínio de empresas, o grupo conta com a solidariedade de amigos e colaboradores para realizar suas atividades. Entre eles, está o grupo Festa e Solidariedade, formado por executivos e profissionais liberais, que há seis anos promove festas periódicas no Rio de Janeiro para arrecadar doações para a Clínica da Alegria.

A mobilização para obter as doações ao grupo é feita por meio eletrônico, em “correntes” de solidariedade postadas nas redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter. Outra fonte de arrecadação é a venda de souvenirs com a logomarca da Clínica da Alegria, como sabonetes, camisetas, canecas, mouse pads e calendários.

Voluntários - A Clínica da Alegria está sempre em busca de novos voluntários. Interessados devem passar por um teste e participar de treinamento que envolve técnicas de teatro. Segundo Amada, muitas pessoas, sensibilizadas pela causa, entram para o grupo e depois abandonam por não ter condições financeiras de continuar, já que o trabalho é totalmente voluntário. “Temos exemplos de estudantes que não podem mais participar porque não têm como pagar a passagem de ônibus”, conta Amada.

Como participar e ajudar - Interessados em ajudar a Clínica da Alegria ou se tornar voluntários podem se informar pelos telefones (21) 2717-5367, 9522-1507 e 9733-8718 ou pelo email clinicadaalegria@gmail.com. Para conhecer mais o trabalho do grupo, acesse www.clinicadaalegria.blogspot.com. Para doações em dinheiro, Caixa Econômica - agencia 0174 - conta corrente 001.506-2 - Maria de Fatima Magalhães Cabral.

Ação Beneficente Sorriso e Vida - Projeto Clínica da Alegria

Rua Marques de Caxias nº21 sl 201B - Centro Niterói - Cep: 24030-050

CNPJ- 09442423/001-36 / Inscrição municipal: 030/004917/09

Informações para a imprensa:
Rosayne Macedo (MTB 18.446)
(21) 8117-9007 –
rosayne@click21.com.br

Nenhum comentário: