"Seja qual for o caminho escolhido, mesmo o de palhaço, a pessoa tem que estudar muito. " (Renato Aragão)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CLÍNICA DA ALEGRIA FAZ FESTA PARA CRIANÇAS DO LAR DA TIA BETH


Palhaços voluntários vão levar sorrisos, brincadeiras, brinquedos e guloseimas

para crianças assistidas por instituição de Del Castilho neste sábado, dia 30



Solidariedade com gostinho de festa. Para encerrar o mês das crianças, o projeto social 'Clínica da Alegria – Valorização da Vida pelo Sorriso' estará neste sábado, dia 30, às 10 horas, no Lar da Tia Beth, em Del Castilho, na zona norte carioca. Cerca de 60 crianças carentes deverão participar da festa, que inclui distribuição de brinquedos, muitas guloseimas e o tradicional ‘parabéns’, com direito a bolo e bolinha”, além, é claro, de muitas brincadeiras e palhaçadas.

Para a realização do evento, os palhaços voluntários da Clínica da Alegria contaram com o apoio do grupo Festa e Solidariedade, fundado há seis anos pelos amigos João Amorim e Patrícia Curvelo, para sensibilizar amigos solidários por meio da internet. Além dos brinquedos, o grupo obteve ajuda para o transporte do grupo e para a compra de guloseimas que serão servidas para as crianças.

“Sem esta ajuda, não teríamos como promover mais essa festa. É o apoio dos amigos que nos permite continuar trabalhando”, afirma Fátima Magalhães, a “Amada”, fundadora e vice-presidente do grupo. Segundo ela, uma das maiores dificuldades da Clínica é a falta de transporte para os voluntários. “Muitos acabam desistindo de participar porque não têm dinheiro para pagar a condução”, explica.

Apesar das dificuldades, o grupo de palhaços voluntários manteve agenda lotada neste mês de outubro. Foram mais de 500 crianças beneficiadas em hospitais e outras instituições do Rio de Janeiro e Niterói. Nos dias 13 e 15, em Niterói, o grupo visitou os pacientes mirins dos hospitais Antônio Pedro e Getúlio Vargas Filho (Getulinho).

No dia 16, junto com voluntários do Projeto Pêlo Próximo – Solidariedade em Quatro Patas, que trabalha com a 'pet terapia', a Clínica da Alegria foi até a Obra Social Dona Meca, que atende crianças com necessidades especiais em Jacarepaguá, na zona oeste carioca. No dia 23, foi a vez do Colégio Laplace, na Região Oceânica de Niterói.

Ainda em outubro, o grupo realizou, com sucesso, mais um teste para novos voluntários. A seleção e o treinamento, que combinam técnicas de teatro com enfermagem, ocorreu mais uma vez no Sesc Niterói e contou com a participação de mais de 30 interessados. A expectativa é dobrar o número de voluntários atualmente em operação.

Mais sobre o Lar da Tia Beth

Há 12 anos Elizabeth Ferreira Cardoso, mãe de cinco filhos – dois “de coração”, como diz – abdicou do sossego do seu lar para ajudar as mães que não tinham com quem deixar os filhos para trabalhar fora, nem dinheiro para pagar uma creche. Resolveu abrir as portas de sua casa às crianças da comunidade e hoje, cada cômodo de sua pequena residência, na Avenida Suburbana 3.736, em Del Castilho, é cheio de brinquedos, roupas, pastas e livros escolares.

Tia Beth, como é carinhosamente conhecida, trata a todos como uma verdadeira mãe. A maior parte dos menores atendidos em sua creche, embora tenha referência familiar, nem sempre encontra verdadeiramente um lar em suas residências. “Muitas dessas crianças são vítimas de violência doméstica, praticada, inclusive, por pais ou padrastos, e encontram carinho, amor e proteção da Tia Beth”, conta Maria de Fátima Magalhães, 53 anos, a Amada, vice-presidente da Clínica da Alegria.

Desde 2008, o grupo incluiu o Lar da Tia Beth em sua agenda de diversão e solidariedade. E cada chegada do grupo é celebrada com grande alegria pelas crianças, a maioria delas sem acesso a programas culturais como circo, cinema ou teatro. Assim como a própria Clínica da Alegria, o Lar da Tia Beth também sobrevive da ajuda de voluntários, já que não conta com verbas oficiais, nem patrocínio de empresas. Quem quiser contribuir ou mesmo visitar a instituição para brincar com as crianças, basta ligar para o telefone (21) 2241-3584 e agendar uma visita.

Serviço:

Mês das Crianças - Clínica da Alegria

Dia 30/10, sábado, às 10 horas

Lar da Tia Beth - Av. Suburbana 3.736 - Del Castilho – Rio de Janeiro

Clínica da Alegria – Valorização da Vida pelo Sorriso:

Blog: www.clinicadaalegria.blogspot.com

Facebook: Clínica da Alegria

Twitter - @clinicadalegria

Contatos: clinicadaalegria@gmail.com

(21) 2717-5367 // 9522-1507 // 9733-8718

Rosayne Macedo (MTB 18.446)
(21) 8117-7187 –
rosayne@click21.com.br


Nenhum comentário: