"Seja qual for o caminho escolhido, mesmo o de palhaço, a pessoa tem que estudar muito. " (Renato Aragão)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CLÍNICA DA ALEGRIA PROMOVE NATAL SOLIDÁRIO PARA 900 CRIANÇAS E IDOSOS

Hospitais, asilos, abrigos e outras obras sociais do Rio e Região Metropolitana receberão visitas dos palhaços voluntários em dezembro

O Natal este ano vai ser de muitas brincadeiras, palhaçadas e solidariedade para cerca de 900 idosos e crianças carentes do Rio de Janeiro e Região Metropolitana. A ONG 'Clínica da Alegria – Valorização da Vida pelo Sorriso' está com agenda lotada durante todo o mês de dezembro, com visitas programadas em hospitais, asilos, abrigos e projetos sociais em comunidades. Além de muita diversão, os palhaços voluntários distribuem brinquedos para a criançada e kits de higiene para os velhinhos.

A programação começa nesta quinta-feira, dia 9, às 10h, no Dispensário Santa Luiza de Marillac, em Niterói, onde são atendidos cerca de 120 idosos. No dia 10, é a vez do Projeto Semeando Bem Viver, da Paróquia de Santa Terezinha, em Botafogo, na zona sul carioca. Será a primeira vez que a Clínica da Alegria visitará o espaço, onde são atendidas cerca de 150 crianças.

No dia 11, às 10h, os palhaços voluntários farão, mais uma vez, a festa de Natal das 120 crianças portadoras do vírus HIV atendidas pelo Hospital Antônio Pedro, em Niterói. No dia 15, às 14h, o grupo levará sua solidariedade às crianças internadas no Hospital Getulinho, também em Niterói, onde haverá distribuição de brinquedos e fraldas.

Prosseguindo a programação, o grupo estará dia 17, na Taquara, zona oeste carioca, para brincar com as 250 crianças assistidas pela Obra Social Dona Meca. No dia 18, mais uma vez a Clínica da Alegria promoverá um almoço de Natal, com direito a muitos brinquedos e brincadeiras, especialmente para as cerca de 60 crianças atendidas pelo Lar da Tia Beth, em Del Castilho, zona norte carioca.

No mesmo dia, às 14h, o grupo visitará a Igreja Congregacional de Andorinhas, em Magé, que atende cerca de 70 crianças da comunidade. Encerrando as atividades, no dia 22, às 14h, é a vez da Casa de Repouso Aconchego, em Niterói, onde estão internados 48 idosos.

Doações para as festas

A Clínica da Alegria está recebendo doações de brinquedos para as crianças e também fraldas geriátricas, sabonetes, perfumes, toalhinhas de mão e até brinquedos para os idosos. “Os velhinhos e velhinhas adoram brincar com bichinhos de pelúcia e com bonecas”, conta a auxiliar de enfermagem aposentada Fátima Magalhães, a palhaça “Amada”, fundadora e vice-presidente da Clínica da Alegria. As doações podem ser entregues na Travessa Expedicionário José Carlos 26-D - casa 2 - Bairro Chic - Fonseca - Niterói/RJ.

Para as festas deste fim de ano, a Clínica da Alegria conta com o apoio de amigos e voluntários responsáveis pela arrecadação de doações, entre os quais, o grupo Festa e Solidariedade, liderado pelos amigos Patrícia Curvelo e João Amorim. Há sete anos o grupo se mobiliza via web para obter ajuda para a Clínica da Alegria. E vale tudo para sensibilizar os amigos: promover festas, mandar email, divulgar nas redes sociais...

“Ao longo do ano, recolhemos não apenas brinquedos e presentes, mas também fraldas, artigos de higiene, leite em pó, alimentos não-perecíveis em geral. Contribuímos ainda com o transporte do grupo, ajuda de custo para alimentação, roupas e acessórios dos palhaços voluntários, além das guloseimas servidas durante as festas. Enfim, qualquer contribuição é sempre muito bem vinda”, afirma Patrícia.

Balanço das atividades

O ano de 2010 foi muito positivo para a Clínica da Alegria, que espera ter condições de ampliar sua atuação em 2011. “Conseguimos visitar muitas instituições e recebemos também muitos convites, mas infelizmente nem sempre é possível atender todos, pois dependemos da disponibilidade dos nossos voluntários e, principalmente, de ajuda para o transporte”, conta a atriz e enfermeira Fernanda Magalhães, a palhaça Kika Trumbica, presidente da Clínica.

“O nosso grande presente de Natal seria um veículo próprio. Já tivemos muitas promessas de empresas, políticos etc, mas não vamos perder a esperança. Quem sabe este ano o Papai Noel não se lembra da gente?!”, brinca Amada. Com a simplicidade de uma vida inteira dedicada ao voluntariado, ela transformou sua própria casa em sede da ONG e, por falta de apoio oficial, muitas vezes é obrigada a usar sua aposentadoria para complementar o custeio do transporte do grupo.

Agenda da Clínica da Alegria no mês de dezembro:

- Dia 9/12, às 10h – Dispensário Santa Luiza de Marillac – Alameda São Boa Ventura 871 – Fonseca – Niterói – média de 120 idosos assistidos

- Dia 10/12, às 14h – Projeto Semeando Bem Viver – Paróquia de Santa Terezinha – Rua Lauro Sodré 83 – Botafogo – Rio de Janeiro – média de 150 crianças assistidas

- Dia 11/12, às 10h - Hospital Antônio Pedro – Rua Marquês do Paraná 303 -
Niterói
– cerca de 120 crianças portadoras de HIV em tratamento

- Dia 15/12, às 14h - Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho) – Rua Teixeira de Freitas 33 - Fonseca - Niterói - média de 50 crianças internadas na ala infantil

- Dia 17/12, às 13h - Obra Social Dona Meca - Rua Gazeta do Norte 302 – Taquara – Rio de Janeiro – cerca de 250 crianças assistidas

- Dia 18/12, às 10h - Lar de Tia Beth Del Castilho - Av. Suburbana 3.736 – Del Castilho – Rio de Janeiro – 58 crianças assistidas

- Dia 18/12, às 14h - Igreja Congregacional – Rua Bom Jardim 820 - Andorinhas - Magé - cerca de 70 crianças da comunidade

- Dia 22/12, às 14h – Casa de Repouso Aconchego – Rua Dr. March 170 – Barreto Niterói – 48 idosos abrigados

Clínica da Alegria – Valorização da Vida pelo Sorriso:

(21) 2717-5367 // 9522-1507 // 9733-8718
www.clinicadaalegria.blogspot.com // clinicadaalegria@gmail.com

Informações para a imprensa:

Rosayne Macedo (MTB 18.446)
(21) 8117-7187 –
rosayne@click21.com.br

MAIS SOBRE A CLÍNICA DA ALEGRIA

Criada em 2001, a “Clínica da Alegria – Valorização da Vida pelo Sorriso” é o principal projeto da ONG Ação Beneficente Sorriso e Vida (ABSV), criada e mantida por uma família de voluntários de Niterói (RJ). Atualmente, são cerca de 15 voluntários que se revezam para visitar as instituições e comunidades. Em 2009, foram atendidas cerca de 6 mil pessoas e a meta para este ano é superar este resultado.

A ONG foi fundada pela auxiliar de enfermagem aposentada Maria de Fátima Magalhães, 53 anos, a Amada – forma carinhosa com que trata amigos e voluntários – e seus filhos, Fernanda (a palhaça 'Kika Trumbica') e Vinicius (o palhaço 'Boni, de Bonitinho'). Resultado de uma vida inteira dedicada ao trabalho voluntariado, a Clínica é presidida atualmente por Fernanda, atriz e enfermeira, que coordena os testes e os treinamentos dos novos voluntários da Clínica.

A ideia de criar a Clínica surgiu após Fátima e Fernanda assistirem ao filme Patch Adams - O Amor é Contagioso, que conta a história real de um paciente que se torna médico de uma instituição para doentes mentais e utiliza métodos nada ortodoxos de tratamento. "Nossa proposta, além de promover brincadeiras, é levar uma mensagem de alegria, otimismo, esperança e carinho, que ajude os doentes a lidar com sua própria dor", explica Amada.


Visitas e festas - Durante as visitas, os voluntários da Clínica da Alegria distribuem alimentos, roupas, kits de higiene, fraldas infantis e geriátricas, entre outros artigos, para doentes e internos, muitos deles carentes e abandonados pelas famílias. Além da agenda de visitas regulares, a Clínica da Alegria promove festas temáticas dentro das instituições em datas especiais como Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, Páscoa, Festas Juninas e Natal, quando distribuem brinquedos, chocolates e outros presentes.


É na casa de Fátima Amada, no bairro Fonseca, em Niterói, que a Clínica da Alegria se concentra e realiza suas reuniões, bem como o teste e o treinamento para novos voluntários. O local também serve de depósito para as doações, coletadas pessoalmente com ajuda de voluntários, já que a ONG ainda não conta com transporte próprio. “Precisamos muito de um veículo pois muitos voluntários acabam desistindo de participar pois não têm condições de custear a própria passagem”, afirma Amada.

Doações - Sem qualquer ajuda oficial ou patrocínio de empresas, o grupo conta com a solidariedade de amigos e colaboradores para realizar suas atividades. Entre eles, está o grupo Festa e Solidariedade, formado por executivos e profissionais liberais de diferentes áreas, que há seis anos promove festas periódicas no Rio de Janeiro para arrecadar doações para a Clínica da Alegria.

A mobilização para arrecadar os donativos para o grupo é feita pela internet, em “correntes” de solidariedade via email ou postadas nas redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter. Outra fonte de arrecadação é a venda de souvenirs com a logomarca da Clínica da Alegria, como sabonetes, camisetas, canecas, mouse pads e calendários.


Como participar e ajudar - Interessados em ajudar a Clínica da Alegria ou se tornar voluntários podem se informar pelos telefones (21) 2717-5367, 9522-1507 e 9733-8718 ou pelo email
clinicadaalegria@gmail.com. Para conhecer mais o trabalho do grupo, acesse www.clinicadaalegria.blogspot.com. Para doações em dinheiro, Caixa Econômica - agencia 0174 - conta corrente 001.506-2 - Maria de Fatima Magalhães Cabral.

Ação Beneficente Sorriso e Vida - Projeto Clínica da Alegria
Travessa Expedicionário José Carlos 26-D - casa 2 - Bairro Chic - Fonseca - Niterói/RJ - referência: próximo à Clínica de Olhos Santa Beatriz.

CNPJ- 09442423/001-36 / Inscrição municipal: 030/004917/09

Nenhum comentário: