"Seja qual for o caminho escolhido, mesmo o de palhaço, a pessoa tem que estudar muito. " (Renato Aragão)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

'CLÍNICA DA ALEGRIA' ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVOS PALHAÇOS VOLUNTÁRIOS

Teste e treinamento serão neste sábado, dia 9, no Sesc Niterói. Projeto atende crianças e idosos em hospitais, asilos, abrigos e comunidades


Você já pensou em ser palhaço? Mais ainda: em levar alegria e uma mensagem de otimismo a crianças e idosos internados em hospitais ou abrigados em creches e asilos? Pois a oportunidade é essa! A CLÍNICA DA ALEGRIA vai recrutar novos voluntários para o trabalho que desenvolve em diversas instituições do Rio de Janeiro, Niterói e Região Metropolitana. A seleção, teste e treinamento dos novos integrantes serão neste sábado, dia 9, a partir das 14 horas, no SESC Niterói. A entidade pede aos participantes a contribuição de um pacote de fraldas adulto ou infantil, tamanho M ou G.

Cerca de 10 candidatos a voluntários já se inscreveram e a estimativa é receber pelo menos outros 15 interessados no próprio local. “Não importa a idade. Mais importante que tudo é ter pessoas dispostas ao trabalho”, destaca Fernanda Magalhães Cabral, 26 anos, a palhaça Kika Trumbica, que também é enfermeira, atriz e presidente do grupo. Interessados em participar podem se inscrever pelos telefones (21) 2717-5367, 9522-1507 e 9733-8718 ou pelo email clinicadaalegria@gmail.com. Para conhecer mais o trabalho do grupo, acesse www.clinicadaalegria.blogspot.com.

Formado por voluntários que se vestem de palhaços para alegrar doentes e internos, a “Clínica da Alegria – Valorização da Vida pelo Sorriso” é o principal projeto da ONG Ação Beneficente Sorriso e Vida (ABSV), criada por uma família de voluntários em Niterói e que desenvolve diversas atividades. Atualmente o grupo é integrado por 15 pessoas, a maioria jovens estudantes ou profissionais recém-formados, moradores de Niterói e do Rio de Janeiro.

Requisitos necessários

Para ser um palhaço-voluntário da Clínica da Alegria, o interessado deve ser maior de idade ou ter pelo menos 17 anos e a autorização dos pais ou responsáveis. É necessário ter disponibilidade para o trabalho voluntário pelo menos um dia na semana (menos aos domingos), das 13 às 18 horas. O grupo trabalha em sistema de escala, sempre contemplando o dia que o voluntário tem disponível.

“Para ser um palhaço-voluntário basta ser responsável, passar no teste e estar disposto a trabalhar em grupo e entender as atividades a ser desenvolvidas. O resto vai aprendendo com o grupo”, ressalta Fernanda. Segundo ela, o teste para a Clínica da Alegria é baseado em dinâmicas que trabalham com emoções e interpretações. “Se a pessoa sabe trabalhar ou controlar as suas emoções, vai se tornar um pouco mais fácil em trabalhar com a dos outros”, explica

Durante o treinamento, os participantes assistem o video “Terapia do Riso”, um documentário preparado por estudantes da Universidade Carioca (Unicarioca) que conta a trajetória do grupo. Também serão desenvolvidas atividades-surpresas. Para o teste é necessário levar uma roupa confortável para que possa realizar as atividades propostas pelo grupo.

Fatima Amada, fundadora e vice-presidente do grupo, esclarece que o trabalho é totalmente voluntário, já que a Clínica não conta com ajuda oficial, diferentemente de outros grupos conhecidos do gênero, que remuneram os palhaços participantes. Como não possui um veículo próprio para recolher as doações e fazer o transporte do grupo, muitas vezes os voluntários ainda precisam arcar com a sua passagem de ônibus. “Por conta dessas dificuldades, já tivemos muitos que desistiram do trabalho”, lamenta.

Treinamento dura dois meses

Vida de palhaço não é só festa e diversão. É preciso estudo e dedicação. Afinal, “seja qual for o caminho escolhido, mesmo o de palhaço, a pessoa tem que estudar muito”, já dizia Renato Aragão. Assim, os
novos voluntários da Clínica da Alegria devem passar por testes e um
treinamento de dois meses, que envolve desde noções de teatro até técnicas de lavagem das mãos para evitar infecções durante o contato com os pacientes.


“Nem todos têm estrutura psicológica para entrar num hospital, tocar um doente. É preciso testar as emoções para aprender a lidar com o outro”, explica Fernanda. Formada em Artes Cênicas, é ela quem ministra as aulas de técnicas de teatro para os novos integrantes do grupo. “Quem entra no projeto deve saber que vai doar mais do que receber, mas a nossa maior recompensa é o amor com que as pessoas nos recebem”, complementa.


O grupo também oferece apoio psicológico aos voluntários, para ajudá-los a enfrentar a dura realidade do ambiente hospitalar. Este atendimento é prestado pela psicóloga e também voluntária Ana Paula Lettieri. “Há casos em que um paciente vai a óbito enquanto estamos divertindo os colegas da enfermaria. E aí temos que manter o sorriso e a alegria para evitar que outros doentes sofram ainda mais”, conta Fernanda.

Serviço:

Seleção e teste para voluntários da Clínica da Alegria

Data e horário: Dia 9 de outubro, sábado, das 14 às 17 horas

Local: SESC Niterói (Rua Padre Anchieta 56, sala 401, atrás do Plaza Shopping).
Informações e inscrições: (21) 2717-5367 // 9522-1507 // 9733-8718
www.clinicadaalegria.blogspot.com // clinicadaalegria@gmail.com

Informações para a imprensa:

Tao Comunicação - www.taocomunicacao.com.br

Rosayne Macedo (MTB 18.446)

(21) 8117-7187 – rosayne@click21.com.br


Nenhum comentário: