"Seja qual for o caminho escolhido, mesmo o de palhaço, a pessoa tem que estudar muito. " (Renato Aragão)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CLÍNICA DA ALEGRIA PROMOVE FESTAS SOLIDÁRIAS NO MÊS DAS CRIANÇAS




Palhaços voluntários vão levar sorrisos, brincadeiras, roupas, brinquedos e fraldas para menores carentes em hospitais e outras instituições.


Solidariedade com gostinho de festa. Neste mês das crianças, o projeto social 'Clínica da Alegria – Valorização da Vida pelo Sorriso' está com agenda lotada. Até o fim de outubro, deverão ser atendidas mais de 500 crianças em hospitais e outras instituições do Rio de Janeiro e Niterói. Nos dias 13 e 15, respectivamente, o grupo de palhaços voluntários visitará os pacientes mirins dos hospitais Antônio Pedro e Getúlio Vargas Filho (Getulinho), em Niterói, ambos às 14 horas.

No dia 16, às 14h, o grupo estará na Obra Social Dona Meca, que atende crianças com necessidades especiais em Jacarepaguá, na zona oeste carioca, junto com voluntários do Projeto Pêlo Próximo – Solidariedade em Quatro Patasm, que trabalha com a 'pet terapia'. No dia 23, às 10h, é a vez do Colégio Laplace, na Região Oceânica de Niterói, e no dia 30, às 10h, o Lar da Tia Beth, em Del Castilho, na zona norte carioca.

Para promover as festas para a criançada, o grupo está recolhendo doações de roupas (inclusive usadas), brinquedos, doces e fraldas tamanhps M, G e GG. O grupo também recebe doações em doces, refrigerantes e outras guloseimas para completar o clima de festa. As doações podem ser entregues na sede da ONG, que funciona na casa de sua fundadora, a aposentada Fatima Amada, em Niterói, ou podem ser recolhidas pelo grupo – informações pelos telefones (21) 2717-5367, 9522-1507 e 9733-8718 ou pelo email clinicadaalegria@gmail.com.

Teste para novos voluntários - A Clínica da Alegria promove neste sábado, dia 9, mais uma seleção para novos voluntários no Sesc Niterói. Interessados devem passar por um teste e participar de treinamento que envolve técnicas de teatro. O teste e o treinamento dos novos integrantes do grupo serão realizados neste sábado, dia 9, das 14 às 17 horas, no SESC Niterói (Rua Padre Anchieta 56, Centro, próximo do Shopping Plaza). A entidade pede aos participantes a contribuição de um pacote de fraldas adulto ou infantil, tamanho M ou G.

Serviço:

Agenda da Clínica da Alegria no Mês das Crianças

Dia 9/10, às 14h - teste para novos voluntários - Sesc Niterói

Dia 13/10, às 14h - Hospital Antônio Pedro (Niterói) - http://www.uff.br/huap/

Dia 15/10, às 14h - Hospital Getulinho (Niterói)

Dia 16/10, às 14h - Obra Social Dona Meca – Jacarepaguá - www.osdm.org.br

* Parceria com o grupo Pelo Próximo - http://www.peloproximo.com.br/

Dia 23/10, às 10h - Colégio Laplace – Piratininga – Niterói

Dia 30/10, às 10h - Lar da Tia Beth – Del Castilho – Rio de Janeiro

Clínica da Alegria – Valorização da Vida pelo Sorriso:

(21) 2717-5367 // 9522-1507 // 9733-8718
www.clinicadaalegria.blogspot.com // clinicadaalegria@gmail.com

Informações para a imprensa:

Tao Comunicação - www.taocomunicacao.com.br

Rosayne Macedo (MTB 18.446)
(21) 8117-7187 –
rosayne@click21.com.br

MAIS SOBRE A CLÍNICA DA ALEGRIA

Criada em 2001, a “Clínica da Alegria – Valorização da Vida pelo Sorriso” é o principal projeto da ONG Ação Beneficente Sorriso e Vida (ABSV), criada e mantida por uma família de voluntários de Niterói (RJ). Atualmente, são cerca de 15 voluntários que se revezam para visitar as instituições e comunidades. Em 2009, foram atendidas cerca de 6 mil pessoas e a meta para este ano é superar este resultado.

A ONG foi fundada pela auxiliar de enfermagem aposentada Maria de Fátima Magalhães, 53 anos, a Amada (forma carinhosa com que trata amigos e voluntários), e seus filhos, Fernanda (a palhaça 'Kika Trumbica') e Vinicius (o palhaço 'Boni, de Bonitinho'). Resultado de uma vida inteira dedicada ao trabalho voluntariado, a Clínica é presidida atualmente por Fernanda, atriz e enfermeira, que coordena os testes e os treinamentos dos novos voluntários da Clínica.

A ideia de criar a Clínica surgiu após Fátima e Fernanda assistirem ao filme Patch Adams - O Amor é Contagioso, que conta a história real de um paciente que se torna médico de uma instituição para doentes mentais e utiliza métodos nada ortodoxos de tratamento. "Nossa proposta, além de promover brincadeiras, é levar uma mensagem de alegria, otimismo, esperança e carinho, que ajude os doentes a lidar com sua própria dor", explica Amada.


Visitas e festas - Durante as visitas, os voluntários da Clínica da Alegria distribuem alimentos, roupas, kits de higiene, fraldas infantis e geriátricas, entre outros artigos, para doentes e internos, muitos deles carentes e abandonados pelas famílias. Além da agenda de visitas regulares, a Clínica da Alegria promove festas temáticas dentro das instituições em datas especiais como Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, Páscoa, Festas Juninas e Natal, quando distribuem brinquedos, chocolates e outros presentes.


É na casa de Fátima Amada, um modesto apartamento no Centro de Niterói, que a Clínica da Alegria se concentra e realiza suas reuniões, bem como o teste e o treinamento para novos voluntários. O local também serve de depósito para as doações, coletadas pessoalmente com ajuda de voluntários, já que a ONG ainda não conta com transporte próprio. “Precisamos muito de um veículo pois muitos voluntários acabam desistindo de participar pois não têm condições de custear a própria passagem”, afirma Amada.

Doações - Sem qualquer ajuda oficial ou patrocínio de empresas, o grupo conta com a solidariedade de amigos e colaboradores para realizar suas atividades. Entre eles, está o grupo Festa e Solidariedade, formado por executivos e profissionais liberais de diferentes áreas, que há seis anos promove festas periódicas no Rio de Janeiro para arrecadar doações para a Clínica da Alegria.

A mobilização para arrecadar os donativos para o grupo é feita pela internet, em “correntes” de solidariedade via email ou postadas nas redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter. Outra fonte de arrecadação é a venda de souvenirs com a logomarca da Clínica da Alegria, como sabonetes, camisetas, canecas, mouse pads e calendários.


Como participar e ajudar - Interessados em ajudar a Clínica da Alegria ou se tornar voluntários podem se informar pelos telefones (21) 2717-5367, 9522-1507 e 9733-8718 ou pelo email
clinicadaalegria@gmail.com. Para conhecer mais o trabalho do grupo, acesse www.clinicadaalegria.blogspot.com. Para doações em dinheiro, Caixa Econômica - agencia 0174 - conta corrente 001.506-2 - Maria de Fatima Magalhães Cabral.

Ação Beneficente Sorriso e Vida - Projeto Clínica da Alegria
Rua Marques de Caxias nº21 sl 201B - Centro Niterói - Cep: 24030-050
CNPJ- 09442423/001-36 / Inscrição municipal: 030/004917/09

Nenhum comentário: